Gimik
Curtiu? Recomende!

CHECKPOINT

A Tecnologia de Áudio Binaural e o Futuro dos Jogos Com Áudio em 3D

Por: Pauline Gonçalves

A Tecnologia de Áudio Binaural e o Futuro dos Jogos Com Áudio em 3D

Esqueça os gráficos mais realistas da nova geração, o futuro dos jogos está naquilo que escutamos.

Por mais que a tecnologia visual tem sempre se atualizado, a cada ano podemos ver melhorias significativas nas novas tecnologias de imagem, já em questão do áudio que temos hoje, sabemos que podemos ir muito além.

Para isso vamos voltar quase ao inicio, na época depois do mono e do estério, quando surgiu o primeiro som surround.

A década de 1940 : Fantasia

De muitas maneiras, Walt Disney pode ser considerado o inventor do som surround. Stokowski sugeriu que a Disney entrasse em contato com os engenheiros da Bell Labs, que estavam trabalhando em um múltiplo microfone gravação estéreo tecnologia nascente. Intrigado com a tecnologia, a Disney pensou que seria maravilhoso se, durante a música " Flight of the Bumblebee " do filme, o som musical da abelha pode ser ouvido a voar por todo o público, não apenas na frente deles.

A Disney colocou seus engenheiros para trabalhar no desafio, com o resultado de Fantasia, lançado em 1941, tornou-se o primeiro filme para incorporar som surround. A Disney utilizou a tecnologia Fantasound, para criar um campo de som surround com a frente esquerda, centro frontal, frontal direito, traseiro esquerdo, e os canais traseiros direito.

Infelizmente, o equipamento adicional necessário reproduzir Fantasound era muito caro para rolar para fora de forma generalizada. Apenas dois sistemas Fantasound foram vendidos para os cinemas: Broadway Theater de Nova York e do teatro Carthay Círcle em Los Angeles. Estas instalações custaram $85.000 dólares  cada e incluiu 54 alto-falantes colocados por todo o auditório.

disney fantasiadisney fantasia

 

A década de 1950 : Stereo Multiple –Channel

Essa tecnologia mal durou 1 década e logo saiu dos cinemas, pois ela custava cara demais para a época.

 

The 1970s: Dolby Stereo

De tecnologia mais barata, reprodução mais nítida e de qualidade sonora mais fiel que o seu antecessor, o primeiro filme em Dolby Stereo a ser exibido foi Laranja Mecânica.

                                                              

 

A década de 1980: Dolby SR e THX

 

Ao longo da década de 1980, mais e mais filmes empregou o sistema de som surround Dolby Stereo. Em 1983, a Lucasfilm apresentou certificação THX (nomeado após o primeiro filme de George Lucas, THX 1138), um conjunto de normas técnicas destinadas a assegurar uma reprodução de alta qualidade de trilhas sonoras de filmes em cinemas especialmente equipados. Em 1987, a Dolby introduziu o Dolby SR, um sistema de quatro canais óptico que oferece maior gama dinâmica e uma resposta de freqüência mais ampla do que o sistema de som Dolby anterior.

                                            

 

A década de 1990 : Dolby Digital Surround ,DTS , SDDS, e EX

O som Surround Digital de Cinema foi lançado em 1992. Este sistema ainda codifica a informação de áudio em faixas ópticas de um filme, mas em formato digital, em vez de na forma analógica.

 

Em 1993, a empresa Digital Theater Systems introduziu as DTS, concorrentes em tecnologia de som surround. Como Dolby Digital, DTS é um sistema de 5.1 canais digital. Ao contrário de Dolby Digital, no entanto, DTS registra os canais de áudio em CD, que a reprodução é sincronizada com o código de tempo do filme. O primeiro filme foi em 1993 com DTS foi Jurassic Park.

                 

Uma terceira empresa entrou na briga surround-sound, em 1993. Desenvolvido pela Sony, a tecnologia Sony Dynamic Digital Sound (SDDS ) é um sistema óptico como Dolby Digital, mas com 7.1 canais dispostos em um único padrão de cinco canais frontais (esquerdo, central esquerdo, central , centro-direita , direita) , esquerda e direito rodeia, e os efeitos de baixa freqüência (subwoofer) canal.

Em 1999, a Dolby lançou mais uma nova tecnologia de som surround, Dolby Digital Surround EX. Esse sistema óptico de 6.1 canais adiciona um canal surround traseiro para a esquerda e para a direita anterior rodeia. O primeiro filme com a técnologia EX foi Star Wars: Episode One - A Ameaça Fantasma.

        

 

Década de 20?? – Áudio Binaural (????)

Essa tecnologia existe e não ao mesmo tempo, pois fora POUQUISSIMOS jogos que utilizaram essa tecnologia, nenhum filme já foi desenvolvido em Áudio Binaural.

A gravação de um áudio binaural consiste na tentativa de simular a captação de sons pelo ouvido humano. Por isso, são necessários dois microfones, posicionados a cerca de 18 centímetros de distância um do outro. Porém, apenas isso pode não bastar. Assim, muitos microfones profissionais, projetados especialmente para a gravação de áudio binaural, são montados dentro de um molde de cabeça humana. 

Existem diversas fabricantes de kits de gravações binaurais, mas os mais usados por músicos profissionais são os produzidos pela Neumann. Alguns modelos são mais compactos e dispensam a cabeça de um manequim para funcionar, sendo encaixados nos ouvidos do próprio músico. 

                                                                            binaural 


É necessário um fone de ouvido estéreo para ouvir essas gravações. O efeito 3D não será percebido se o áudio for tocado em speakers normais, como os das caixinhas de som conectadas ao computador. 

O resultado é uma gravação que vai além do áudio estéreo normal, dando a sensação de que o ouvinte está presente no momento da gravação. É possível perceber sons que estão vindo de todas as direções, assim como os ouvidos humanos o fazem.

 A maioria dos jogos de hoje em dia são 3D. Isso quer dizer que você se movimenta em relação à fonte sonora do game. Então os caras não podem simplesmente gravar efeitos sonoros binaurais e colocar no jogo, não vai funcionar, porque a gravação seria feita de apenas um ponto, e no jogo você pode ouvir de diversos...

Então os caras precisam simular a captação do áudio. Seria como uma "física" programada só pra parte sonora do jogo. Obviamente não fica igual ao som binaural real, porque como todo simulador, não consegue atingir a complexidade da realidade. 

No início as novas tecnologias são sempre mais complicadas de se produzir, mas se os produtores perceberem que a tecnologia tem procura, e que queremos tanto imagem, quanto som mais realistas, essa tecnologia pode começar a vir em todos jogos e filmes.

 

 

JOGOS COM TECNOLOGIA BINAURAL

 

CORPSE PARTY

A série de terror japonês, Corpse Party, para o console portátil PSP da Sony, é tremendamente assustadora e grotesca, um dos jogos mais pesados de terror que lembro ter jogado.Quando você coloca os fones de ouvido, você escuta o áudio em 3D e confirmo você sentirá o mesmo pavor e terror que os personagens do jogo.

RECOMENDADO SOMENTE PROS MAIS FORTES

 

A série Corpse Party fez tanto sucesso que fizeram até um mangá e anime baseado na história do jogo.

O terceiro jogo da série Corpse Party, intitulado de Corpse Party: Blood Drive, está previsto para ser lançado em julho de 2014 exclusivo para o portátil PS VITA.

                                                     

 

Aqueles que desejam se aventurar e jogá-lo, e repito, esse foi o jogo de terror mais pesado que já joguei, podem assistir aqui e aqui as aberturas do jogo. Adoro as músicas de abertura deles!

 

Fora essa série de jogos de terror, temos apenas mais 3 jogos que possuem áudio binaural em 3D, mas o fato é que esses jogos não possuem nenhuma imagem. (COMO ASSIM?!)

 

BLINDSIDE

Blindside, um jogo que mistura fantasia e terror, você acorda cego ( o jogo não possui nenhuma imagem) e você precisa sobreviver aos monstros que querem matar todo mundo.

Qualquer um pode jogar esse tipo de jogo e se divertir, é uma experiência diferente, eu mesma já joguei e gostei. A princípio o jogo foi produzido para ser um jogo para pessoas cegas.

                                                                     

O jogo está disponível para Mac e PC, iPhones e iPads

                                                               

 

Papa Sangre

Já nos jogos, Papa Sangre 1 e 2 você é um recém morto e está na terra dos mortos. Sua visão é inútil para você aqui e você é apenas guiado pelos sons que escuta ao seu redor.

O jogo é exclusivo para Iphone

                                                  

Como podemos ver, não temos praticamente nada de jogos com som 3D, eu particularmente gostaria muito que aumentasse a realidade auditivel, tanto em jogos quanto em filmes.

 

Para finalizar...

Vou deixar para você uma DEMO chamada “Virtual “Barbershop” para você ter uma noção de como é um áudio Binaural em 3D.

Para ver o vídeo basta clicar aqui e colocar os fones de ouvido, é a unica maneira de conseguir escutar um áudio em 3D, feche os olhos e divirta-se.

 

Sobre o autor:

Pauline Gonçalves

Viciada em games e tecnologia desde nova, possui diversos consoles de vídeo game de várias gerações. Atualmente trabalha com mídias sociais e marketing digital nos sites: Jogos Online, Jogos Brasil , Meninas ,Aprender Ganhar Dinheiro

Pode ser encontra no facebook para trocar idéias de games e trabalho.

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

2019 - Todos os direitos reservados