Gimik
Curtiu? Recomende!

CHECKPOINT

Ainda vale a pena fazer pré venda?

Por: Pauline Gonçalves

Ainda vale a pena fazer pré venda?

É comum os gamers realizarem a pré venda do seu jogo favorito em uma loja especializada em games, para terem certeza que eles terão em mãos o jogo no dia do lançamento.

A primeira vista fazer uma pré venda parece ser um bom negócio, você paga adiantado e tem certeza você terá o jogo no dia do lançamento, fora ganhar itens exclusivos que somente quem faz a pré venda pode ganhar.

Infelizmente existe muitos contras para quem faz uma pré vendas. Logo após os lançamentos, os jogos tendem a abaixar de preço, fora que os itens que antes eram exclusivos da pré venda, podem ser encontrados para vender online um tempo depois. E para nós brasileiros, comprar na pré venda é pior ainda, pois nada garante que iremos receber o jogo no dia de seu lançamento, devido a atrasos na importação.

Bom para a indústria e para o mercado

O sistema de pré venda teve início nos EUA, para atender a demanda dos colecionadores. Através disso, foi possível diminuir os custos das lojas e assim conseguindo também um número considerável de divulgação para as publishers.

Um jogo que tenha um grande número de pré venda, é garantia certa de que ele será um sucesso. Para a indústria, a pré-venda é uma garantia de que muitas unidades serão vendidas assim que o jogo chegar ao mercado.

No Brasil, existe poucas lojas que vendem jogos semi novos, como a GameStop dos EUA, a maior taxa de lucro da GameStop são com os jogos usados vendidos, isso porque a margem de lucro para lançamentos é muito pequena, o que causa pequenas lojas de games fecharem suas portas. Os jogos que tendem a voltar mais rápido para as lojas como usados, são os que possuem uma campanha fraca multiplayer ou nula, pois diminui a taxa de replay de um jogo que já foi zerado.

Outra vantagem que a loja tem ao vender ao cliente a pré venda, é o compromisso do cliente a pegar o jogo na loja que emitiu a nota fiscal de pré venda, assim a loja assegura que não irá perder a venda para um concorrente. Caso o comprador desista da compra, seja por motivos do jogo ter atrasado a lançar ou outro qualquer, o cliente terá que utilizar o crédito do jogo em outro produto da loja.

 

 

Ruim para o consumidor

É um ato de confiança fazer a pré venda de um jogo, pois além do possível atraso, o jogador não tem nenhum comparativo para saber se aquele jogo que ele comprou realmente vale o seu investimento. Normalmente uma compra antecipada vem do impulso do comprador por conta do marketing forte de uma série já antiga, ou pelos bônus que irá receber.

Esse ano, diversos jogos já tiveram problemas com atraso, desde Watch Dogs a Diablo III. É uma situação que está fora do controle das lojas, que podem receber críticas de consumidores que não entendem que elas não são as culpadas.

 

A conversa acima é de um cliente que se sentiu prejudicado com o atraso do jogo  “Destiny” para PS4

 

Nos casos de demora prolongada, o comprador pode desistir de realizar uma pré venda e simplesmente baixar o jogo na sua comodidade de casa, mas isso também não significa que tudo vai ocorrer bem. Em um lançamento de um grande jogo, os servidores podem ser sobrecarregados com tantos jogadores online e simplesmente cair. Essa instabilidade ocorreu com os jogos Battlefield 4 , SimCity e Diablo III.

 

O que pode dar errado?

 

Problemas ao comprar jogos antecipados

Rafael Nery, de 26 anos anos, teve uma experiência péssima em uma das pré vendas que realizou em uma loja online. Quando ele fez a Pré venda do jogo The Last of Us, o site informou que não tinham previsão de entrega. Cansado de esperar, ele decidiu comprar o jogo em uma outra loja, decidindo cancelar a compra.

A loja avisou que para realizar o cancelamento, na hora da entrega ele deveria recusar o produto. Como estamos no Brasil, e sabemos como as coisas funcionam aqui, no momento da entrega o Rafael não estava em casa, e eles simplesmente arremessaram o jogo, sem ao menos pedir assinatura da entrega. Ele ficou 3 meses discutindo com a loja até conseguir o seu devido estorno.

Melhor esperar?

A pré venda é um sistema que, quem sai ganhando é a loja varejista e o marketing em cima do jogo.

O que o jogador ganha com isso?

Ele simplesmente ganha alguns bônus em disco que mais tarde serão vendidos separadamente, a exclusividade dos bônus é somente para encher lingüiça. O jogador acaba pagando o preço cheio do jogo sem saber se ele será bom ou não, e aqui no Brasil não temos nenhuma certeza se o jogo realmente irá chegar no dia certo.

Eu acredito que seja melhor esperar o jogo chegar nas lojas para conferir se o título realmente vale a pena o investimento, e que muitas vezes seu preço diminui após o lançamento. 

Sobre o autor:

Pauline Gonçalves

Viciada em games e tecnologia desde nova, possui diversos consoles de vídeo game de várias gerações. Atualmente trabalha com mídias sociais e marketing digital nos sites: Jogos OnlineJogos Brasil , Meninas ,Aprender Ganhar Dinheiro

Pode ser encontra no facebook para trocar idéias de games e trabalho.

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

2019 - Todos os direitos reservados