Gimik
Curtiu? Recomende!

CHECKPOINT

As personagens femininas que marcaram diversas gerações

Por: Pauline Gonçalves

As personagens femininas que marcaram diversas gerações

Não é muito fácil falar de personagens femininas no vídeo game, temos bastante personagens, mas quantas delas fizeram parte principal de uma trama?

 A maioria das personagem femininas no vídeo game, são mostradas como sendo uma mulher frágil, alguém que precisa ser salva. A princesa Peach do jogo do Mario é um ótimo exemplo disso, sendo sempre capturada pelo Browser e precisando ser resgadata pelo Mario. Quando começaram a colocar personagens femininas nos vídeo games em papeis importantes, os produtores estavam reseosos que os jogos não fossem vender tão bem, e como estavam enganados.

Jogos com personagens femininas vestindo roupas apelativas, mostrando um decote gigante e uma roupa minúscula para atrair o público masculino sempre irão existir, mas existe alguns produtores que colocam a mulher acima de um objeto de desejo do homem. Uma pesquisa recentemente mostra que 47% das mulheres jogam algum tipo de jogo regularmente, já estava mais que hora de ganharmos o nosso espaço!

Claro que jogos interpretados com personagens femininas como personagens principais ainda são mínoria, mas quem sabe com o tempo isso mude.

A seguir, irei listar 12 jogos que possuem uma personagem feminina jogável como personagem principal.

(São escolhas pessoais minhas, baseado na minha visão que eu possuo das personagens, é permitido discordar sim!)

#1 Beyond Two Souls : Jodie Holmes (PS3)

Ela precisou aprender ser forte desde criança, seus pais adotivos abandonaram ela em um laboratório quando descobriram que coisas sobrenaturais aconteciam em sua volta. Acontece que ela é assombrada por um espírito chamado Aiden, que está sempre ligada a ela, nunca podendo sair de seu lado.

No jogo, acompanhamos e jogamos com Jodie desde criança, até a fase adulta. Vemos o amadurecimento da personagem conforme os anos se passam, mostrando uma personalidade forte e independente.

#2 Fear Effect: Hana Tsu Vachel (PS1)

Mesmo esse jogo sendo extremamente difícil e longo (4 cds), era um dos meus jogos preferidos do Playstation, para a época, os gráficos conseguiam ser bem impressionantes, e a dificuldade elevada ajudava a adrenalina estar sempre presente nas horas de jogatina.

Hana é uma mercenária e femme fatale, sendo capaz de fazer qualquer coisa para cumprir a sua missão, mesmo que isso signifique que tenha que se prostituir. Determinada, não leva desaforo pra casa, e é notável pela sua personalidade que ela só faz aquilo que tiver der na telha.

Mesmo tendo sua imagem sexualizada nas propagandas quando o jogo foi lançado e sua sexualidade questionada inúmeras vezes, Hana é sem dúvida uma personagem de peso.

#3 Eternal Sonata: Polka (Xbox360 e Ps3)

Mesmo Polka aparentando ser uma personagem frágil por fora, ela sem dúvida possui muita força para continuar vivendo em seu mundo devido a sua condição.

 Nesse belíssimo jogo de RPG, Polka, uma adolescente que vive em um pequeno vilarejo, sai todo dia de casa para vender floral powder, uma especie de remédio curativo, na cidade vizinha para ajudar sua mãe nas despesas. Muitas pessoas da cidade grande possuem um  preconceito muito grande contra ela, fazendo com que muitos virem as caras. Polka possui uma habilidade especial, ela consegue usar magia. Acontece que somente as pessoas que possuem uma doença terminal possuem esse poder, e o medo de serem contagiados fazem a sociedade tratar ela com muito preconceito e desrespeito.

Polka é uma lutadora, que sempre tenta ver as coisas de uma maneira positiva, um grande exemplo para nunca desistirmos, não importa as adversidades.

Um belíssimo jogo que ensina a respeitar as diferenças, além de tratar de temas como o meio ambiente e a vida e a morte.

#4 Final Fantasy XIII: Lightning (Ps3 e Xbox360)

Eu realmente não gostei desse Final Fantasy, a história é fraca, com muitos furos na história e simplesmente chata de se jogar, apesar dos gráficos serem muito bonitos.

Eu decidi colocar a Lightntning na lista por ser a primeira vez que temos uma personagem principal(jógavel) feminina em toda série Final Fantasy sem ter um sex appel. E não, Final Fantasy X-2 não conta...

A primeira vista ela pode aparentar ser fria,crítica e algumas vezes sarcástica, mas possui um coração mole com as pessoas que ama, mesmo não gostando de demonstrar.

#5 Heavy Rain: Madison Page (Ps3)

Uma jornalista e fotógrafa, que sofre de insônia crônica, investiga o caso do serial killer conhecido como “Assassino do Origami”.  O assassino costuma sequestrar crianças em dias de chuva, e elas nunca mais são vistas.

Em sua jornada, Madson conhece Ethan, pai de uma das crianças desaparecidas, e o ajuda durante o jogo a resolver o caso.

#6 Hydrophobia: Kate Wilson (Pc, Ps3 e Xbox360)

Em um mundo que sofre com o excesso de população, Kate é uma engenheira de sistemas que trabalha dentro de um “navio cidade”, um dia acontece um ataque terrorista, e com o navio afundando, ela se vê obrigada a tomar uma atitude para se salvar.

 

#7 Parasite Eve: Aya Brea (ps1 e psp)

Um jogo de terror sobre Aya, uma policial novata que descobre muitos segredos do seu passado após um incidente no teatro de Nova York.

A personalidade dela tem dois lados, sendo ao mesmo tempo determinada e sentimental, sarcástica e fria. Apesar de tudo, ela coloca a vida dos outros em cima da sua, sempre demonstrando que a vida de todo ser humano é importante.

                                          

 

#8 Remember Me: Nilin (Pc,Ps3 e Xbox360)

Nilin é uma caçadora de memória, ela possui um poder que a permite entrar na mente das pessoas e fazer alterações nas memórias dos outros.

O jogo começa com Nilin sem nenhuma memória de quem ela é, e aos poucos que vai recuperando a memória, ela vai descobrindo a verdade por trás de todos acontecimentos que lhe cercam.

Um jogo que apesar de ter a jogabilidade repetitiva, trás um clima muito familiar com o filme Blade Runner.

#9 The Walking Dead Season Two:Clementine (Pc, ps3 e xbox360)

Na primeira temporada, Clementine era apenas uma personagem secundária não jogável, uma criança assustada com o mundo devastado por zumbis, e longe de todos que ela conhece. Com o passar do tempo o seu personagem foi se tornando mais forte e independente.

Na segunda temporada, ela se torna a personagem principal, mostrando através de suas atitudes que se encontra apta a sobreviver em um mundo pós apocalíptico.

#10 Tomb Raider: Lara Croft (Pc,Ps3,Ps4,Xbox360 e Xbox One)

Vamos falar da nova Lara Croft, por que?No Reboot ela se encontra muito mais humana, com um visual menos apelativo, nada de peitões ou shortinhos. A Lara está na selva pra se sujar! 

A nova personalidade de Lara, que se mostra menos confiante nas suas próprias habilidades,consegue ser ao mesmo tempo corajosa, sempre  disposta a fazer o melhor para todos os seus amigos.

A série tomou um rumo mais maduro, sendo muito mais violento que qualquer outro jogo da série, e o primeiro a ter recebido faixa etária de +18

 

#11 Mass Effect: Shepard (Pc,Ps3 e Xbox360)

Nesse jogo, você pode criar um personagem que seja tanto homem ou mulher. A personalidade da personagem irá depender muito das suas ações dentro do jogo, podendo ser uma pessoa altruísta e corajosa, ou egoísta e sarcástica.

De qualquer forma, o seu personagem está encarregado de uma grande tarefa, de simplesmente salvar toda a galáxia, parece pouco?

                                                                                

#12 Dragon Age (Gray Warden)

O seu personagem pode ser homem ou mulher de diferentes raças, a escolha é sua. Por se tratar de um RPG, a personalidade do seu personagem pode variar muito, mas no fim, a mulher “Grey Warden” é muito “badass”. Aonde já se viu passar por um ritual que pode te matar para ficar mais forte, sobreviver, e ainda por cima ter que salvar o mundo contra os darkspawn? Fora sobrar tempo para dar em cima de alguém que está na sua equipe...

Essa lista é relacionada as minhas protagonistas preferidas, o que acharam?

Qual é a personagem favorita de vocês?

Até a próxima!

 

Sobre o autor:

Pauline Gonçalves

Viciada em games e tecnologia desde nova, possui diversos consoles de vídeo game de várias gerações. Atualmente trabalha com mídias sociais e marketing digital nos sites: Jogos Online, Jogos Brasil , Meninas ,Aprender Ganhar Dinheiro

Pode ser encontra no facebook para trocar idéias de games e trabalho.

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

2019 - Todos os direitos reservados