Gimik
Curtiu? Recomende!

CHECKPOINT

Passo a passo, da ideia às prateleiras [Parte 2]

Por: Pauline Gonçalves

Passo a passo, da ideia às prateleiras [Parte 2]

Testando...



Muitas pessoas não tem conhecimento nessa área fora expeculações, e acreditem, ser um tester não é algo super fácil e divertido como muitos pensam.

Um voluntário de um beta test de um jogo precisa procurar erros que os programadores cometeram, e você não terá o jogo inteiro para se divertir, você terá somente uma pequena parte de uma área onde terá que repetitivamente jogar várias vezes para encontrar erros.

 

 
Deixando tudo mais bonito e realista



Existe uma série de fatores e algumas técnicas para que deixe o jogo com uma aparência mais bonita, o nome disso é Bump Mapping. Isso serve para modificar as superfícies entre outras coisas de um jogo.


Modelos iguais mostrados na foto acima, utilizam muitos polígonos, e o nome que é dado para moldar essas grandes protuberâncias é High Poly, tudo isso para os objetos e pessoas não fiquem com uma aparência lisa, e sim mais realista
Quando um jogador dá um zoom em um jogo, ele consegue perceber que um objeto de perto não fica completamente detalhado, por isso a textura é tão importante para dar um ar mais realista.

 

E os softwares?



Os softwares mais utilizados para fazer esculturas tridimensionais são: Zbrush, 3DS Max e o Maya. Já os programas para fazer as texturas no jogo é comum ser usado o Photoshop.

Caso você queria fazer um jogo indie e não possui grana para comprar esses softwares eu recomendo o Blender e o GIMP que são gratuitos.


Depois que o jogo fica pronto, é preciso divulga-lo para que o público tome conhecido dos jogos que serão lançados. Os jogos blockbusters gastam milhões de dólares para a divulgação, como exemplo, a campanha publicitária do Halo 3 que custou mais de 40 milhões de dólares.

Não é para qualquer um!



Na foto acima você pode ver o prédio da bolsa de valores digital dos Estados Unidos. Conforme a internet foi se tornando popular, o tamanho das campanhas publicitárias diminuíram muito comparando a alguns anos atrás, e hoje não é focado tanto nos comerciais divertidos, fora alguns blockbusters onde eles façam campanhas de trailers live actions caríssimos para divulgação.

 
Você ficou interessado em trabalhar na indústria de games ao ler essa matéria?

Se a resposta for sim, não caia em alguma armadilha com cursos baratos que lhe prometem o mundo e riquezas infinitas. É uma área muito competitiva que ainda se encontra em fase de crescimento no Brasil.

Nunca desista dos seus sonhos por mais impossível que ele seja!

Sobre o autor:

Pauline Gonçalves

Viciada em games e tecnologia desde nova, possui diversos consoles de vídeo game de várias gerações. Atualmente trabalha com mídias sociais e marketing digital nos sites: Jogos OnlineJogos Brasil , Meninas ,Aprender Ganhar Dinheiro

Pode ser encontra no facebook para trocar idéias de games e trabalho.

VEJA MAIS

COMENTÁRIOS

2018 - Todos os direitos reservados